Preventas

Portada
Dicionário Miúdo Cibrão, Cláudia Faz Cultura empresa Municipal de Cultura Braga
(PALETA DE LETRAS)
Dicionário Miúdo
"Este livro vem da cabeça de muitas pessoas mais ou menos da tua idade. Durante os anos de 2023 e 2024, a equipa da Braga 25 percorreu várias escolas de Braga em busca de novas definições para conceitos bem difíceis relacionados com cultura e arte. Espera, primeiro temos de explicar o que é um conceito! É uma ideia que temos na nossa cabeça sobre uma coisa ou um assunto. Às vezes, para os adultos, esses conceitos são muito complexos, mas para ti, com menos idade e a cabecita mais fresca, é facil descrevê-los de forma simples, divertida, esquisita, por vezes, mas sempre acertada. O livro Dicionário miúdo é o teu novo dicionário de assuntos complicados! Usa-o em casa ou na escola, com ou sem companhia, a completar os desafios ou só a pensar que, se fosses tu, terias respondido de outra forma. Vamos lá pensar fazendo?"
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Olhar Amigo Lima,Henrique Jose Saraiva
(SOPA DE LETRAS)
OLHAR AMIGO
"Informados da tragédia, os Amigos aparecerem de imediato. Tal como acontecia na Grécia Antiga, formaram à volta do Vasco uma autêntica «parede de escudos», impedindo a «entrada» de quem quer que fosse perturbar a paz e o sossego tão necessários à recuperação da família depois de uma tão grande tragédia. Em certas e determinadas ocasiões, os Amigos não precisam de falar, basta estarem presentes, dão a mão ou oferecem um ombro e o silêncio sobrepõe-se às palavras… Henrique José Saraiva Lima licenciou-se em Direito pela Universidade Católica em 1982 e é o sócio principal da Saraiva Lima e Associados, com escritórios em Lisboa e no Porto. Trabalhou como consultor para a UNCTAD em missões em Moçambique, Angola e Palestina e foi orador em diversos congressos e seminários. Começou a jogar râguebi em Agronomia, tendo sido campeão nacional de iniciados e de juniores, treinador, dirigente e ainda manager da seleção nacional de râguebi (2000-2001). Já publicou O Silêncio das Esperas (2022) e Almas Viajantes (2023). "
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Dia dos Irmãos Castro, Coord. Jose Ribeiro E
(SOPA DE LETRAS)
DIA DOS IRMÃOS Amigos para a vida
"O propósito deste livro é o mesmo que presidiu à ideia de celebrar o Dia dos Irmãos a 31 de maio. É o propósito de lembrar e nunca esquecer: ter os irmãos e irmãs sempre presentes, sejam quais forem as circunstâncias. A movimentação pelo Dia dos Irmãos foi lançada em 2014. Nesse mesmo ano, em 18 de setembro, a assembleia geral da Confederação Europeia das Famílias Numerosas (ELFAC, na sigla em inglês) instituiu a data definitivamente, dando-se início em 2015 às primeiras comemorações. Em Portugal, é a APFN – Associação Portuguesa das Famílias Numerosas que tem assumido o encargo de centralizar a dinamização anual desta movimentação social, familiar e cívica. Este livro reúne um conjunto de textos que foram escritos por vários autores, sob a coordenação de José Ribeiro e Castro: Inês Teotónio Pereira, Francisco José Viegas, Margarida Gonçalves Neto, Inês de Medeiros, José Ribeiro e Castro, Roberto Carneiro, Diana Ralha, Alexandre Patrício Gouveia, Maria Flor Mendonça, Ricardo Sá Fernandes, Pedro Rebelo de Sousa, José Sá Fernandes, Margarida Corrêa de Aguiar, Francisco Rodrigues dos Santos, Margarida Alvim, Teresa Avillez Ereira, José Paulo Carvalho, Paulo Baldaia, Vítor Feytor Pinto, Vasco Mina, Sara Rodi, Isabel Stilwell, Sofia Galvão, António Pinto Leite, João Távora, Manuel Braga da Cruz, Guilherme d'Oliveira Martins, Raquel Abecassis, Diogo Moreira, Teresa Cunha Pinto, Cecília Anacoreta Correia, Miguel Fernandes Homem, Sofia Cunha Pereira, Joana Garoupa, Ana Isabel do Coração de Jesus, Medina de Gouveia, João Vacas, Ana Proserpio, João Paulo Sacadura, Nuno da Silva Gonçalves e Joana Carneiro. Cada um destes autores dá um testemunho diferente, olhando o tema a partir de ângulos diferentes, num conjunto muito variado e muito rico, que cativará os irmãos que o lerem e não deixará indiferentes os filhos únicos."
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Curso de Filosofia Política Colen, Jose A/Rodrigues,Joao R/Gomes Ronisio P
(PRINCIPIA)
"CURSO DE FILOSOFIA POLÍTICA A fragilidade das democracias constitucionais"
"«Do ponto de vista ideológico, a cultura do século XX foi, em boa parte, dominada por correntes antilibe-rais. Apesar da sua importância histórica na alteração das estruturas sociais e do poder político, o libera-lismo nunca deixou de suscitar reservas. Por um lado, o conservadorismo nunca deixou de estar ativo, reaparecendo em sucessivas metamorfoses. Por outro, a fragilidade dos regimes constitucionais deu azo ao aparecimento de doutrinas em confronto com o pensamento liberal, em particular o fascismo (Genti-le), o nazismo (Schmitt), e o marxismo (Gramsci). O marxismo, rotulando como «abstrações burguesas» as ideias liberais – separação de poderes, direitos individuais, democracia representativa –, viria mesmo a impor-se como ideologia “inultrapassável”, no dizer de Sartre, não obstante coincidir, paradoxalmente, com o liberalismo na ideia utópica de uma sociedade que dispensaria o que é propriamente político. Com a derrocada do socialismo nos países do Centro e do Leste europeus, em finais do século, dir-se-ia que a democracia liberal tinha, finalmente, vingado, pondo em causa o prestígio de marxistas como Lukács, Marcuse ou Althusser. Pura ilusão! Sob a equívoca designação de “democracias iliberais”, as au-tocracias recompuseram-se, multiplicaram-se, e Putin apelidou o liberalismo de doutrina “obsoleta”. Apesar deste seu predomínio, o antiliberalismo não tem impedido o surgimento de importantes obras a questioná-lo, de que são exemplo as que José Colen apresenta neste volume. […] O resultado é um notá-vel trabalho de filosofia política que, por certo, não deixará indiferente quem quiser conhecer o novelo de ideias, emoções e interesses que lastram as controvérsias de hoje e que sempre foram a alma do político.» "
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Entrevistas sobre a Igreja Balthasar,Hans Urs Von/lubac, Henri De
(LUCERNA)
ENTREVISTAS SOBRE A IGREJA
"Em 1985, o jovem Angelo Scola, que um dia seria patriarca de Veneza, arcebispo de Milão e cardeal, entrevistou dois teólogos de renome, Henri de Lubac e Hans Urs von Balthasar, que também viriam a ser cardeais. O trabalho de Balthasar é inigualável, enquanto a obra de Lubac, reabilitada depois de anos de silêncio, acabou por ser objeto de um reconhecimento mais do que merecido. E Scola, que por sua vez renovaria o pensamento da Igreja Católica, reúne e interroga os dois primeiros. Publicada pela primeira vez em português, esta obra permite-nos aceder ao texto iné-dito e integral dessas duas conversas de uma elevação única no nosso tempo, que ali-am ciência e elegância, rigor e liberdade, profundidade e simplicidade. Estamos, portanto, perante um documento excecional com testemunhos fundamentais sobre a recetividade do Concílio Vaticano II e o estado da Igreja da autoria de três das maiores figuras do Catolicismo no século XX. A publicação desta obra insere-se num projeto editorial apoiado pelos promotores do Fundo Calcutá, que tornou possível a criação da coleção «Calcutá» no âmbito da chancela Lucerna da Princípia Editora. Esta coleção, com a qual se deseja lembrar e homenagear a memória de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, hoje Santa Teresa de Calcutá, destina-se à publicação de obras literárias e académicas consideradas fundamentais no âmbito da reflexão histórica, filosófica e teológica cristã."
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Lisboa Adriao, Vitor Manuel
(JONGLEZ)
LISBOA INSÓLITA E SECRETA
Os mais belos azulejos que a cidade esconde, a cabeça do “serial killer” de Lisboa conservada em formol, os princípios cabalísticos do portal sul do Mosteiro dos Jerónimos ou a teoria do Quinto Império português de que encontramos tantos sinais na geografia da cidade, a excecional arquitetura panótica de um antigo hospital, as impressionantes figuras de cera do Museu de Dermatologia, a passage secreta do hotel Avenida Palace, a misteriosa abadia subterrânea do Palácio Foz, a razão pela qual o escudo de Portugal está inclinado a 17 ° na fachada da estação do Rossio... Longe das multidões e dos lugares-comuns habituais, Lisboa ainda mantém tesouros escondidos que revela apenas a moradores e a viajantes que se aventurem fora dos circuitos habituais. Um guia indispensável para aqueles que pensavam conhecer tudo sobre Lisboa ou para aqueles que desejam descobrir a outra face da cidade. “Um guia essencial” (New York Times
Lanzamiento: 08/05/2025
Portada
Palavra de Miguel Ângelo Holanda, Francisco De
(CASIMIRO)
Palavra de Miguel Ângelo
"Enviado pelo rei de Portugal em missão artística a Itália, o pintor miniaturista Francisco de Holanda privou, durante algumas tardes romanas, com Michelangelo Buonarroti, o célebre Miguel Ângelo : pôde fazer‐lhe perguntas e registar as suas respostas como um repórter avant la lettre; pôde durante algumas horas tocar cumes a poucos reservados e transmitir‐nos a mensagem de uma das grandes figuras da História da Arte. "
Lanzamiento: 08/05/2025