Portada

POLITICA DOS JURISTAS, A IBD

ALAMEDA
07 / 2014
9788579391262
978-85-7939-126-2
Portugués
HISTORIA
Historia

Sinopsis

Os pensadores Max Weber, Hans Kelsen e Carl Schmitt apresentam distintas concepçoes sobre a democracia no século XX. Neste livro, o jurista e filósofo Carlos Herrera vai discutir as ideias sobre Estado e política a partir da controversa experiencia alema da República de Weimar.
Neste livro clássico sobre Direito Constitucional, Carlos Herrera mostra como, a partir de 1917, Max Weber passou a propor uma espécie de democracia plebiscitária, necessária em virtude das mudanças sociais advindas da industrializaçao. Já Carl Schmitt teria sua referencia essencial no conceito de poder constituinte. Para o jurista, Hans Kelsen, por sua vez, entenderia a constituiçao como democrática porque ela recusaria qualquer unidade pré-constituída. No embate entre os tres pensadores do século XX estaria a formaçao moderna da teoria do Direito Constitucional.
Numa traduçao primorosa de Luciana Cplan, este fascinante debate do Direto influencia até hoje a teoria politica e a teoria constitucional. E é por isso que Carlos Miguel Herrera, autor renomado internacionalmente nas áreas da história do direito público e da filosofia política, traz ao público brasileiro este livro essencial.

Sobre o autor: Carlos Miguel Herrera é jurista e filósofo, membro honorário do Institut Universitaire de France e professor catedrático da Université de Cergy-Pontoise, onde dirige o Centre de Philosophie Juridique et Politique. Publicou, como autor e editor, 18 livros, e contribuiu em grande número de revistas e obras coletivas, sobretudo relacionados aos direitos sociais, ao constitucionalismo, a Hans Kelsen e ao pensamento jurídico e político europeu e argentino.