Portada

QUESTOES ENFRENTADAS PELOS DIRETORES DE DEPARTAMENTOS EM ESC IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
10 / 2025
9786200699589
Portugués

Sinopsis

O sistema educacional da Nova Zelândia passou por uma transformaçao radical com a introduçao do programa Tomorrow?s Schools (Escolas do Futuro) em 1988. Essencialmente, isso significou que a governança e a gestao das escolas foram transferidas para cada escola como uma entidade separada. Cada escola era responsável pela sua direçao estratégica, gestao de recursos humanos e físicos, com um conselho de administraçao eleito a fornecer a governaçao. Um dos principais resultados desta mudança foi o efeito que teve e continua a ter nos líderes e gestores de disciplinas, que ocupam o que é denominado como o meio-termo nas escolas secundárias da Nova Zelândia. Essas pessoas, chamadas de chefes de departamento (HoD) e/ou chefes de faculdade (HoF), estao sujeitas a altos níveis de estresse devido às curvas de aprendizagem íngremes, ao grande aumento da responsabilidade, ao enorme aumento da carga de trabalho, com pouco treinamento para ajudá-las a compreender o seu papel e com muito poucas estruturas de apoio para auxiliá-las. Este projeto de investigaçao foi realizado na tentativa de compreender as principais questoes para os atuais HoD?s/HoF?s e formular soluçoes para as questoes identificadas.