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EXPECTATIVA, PERCEÇAO E SATISFAÇAO DO PACIENTE EM RELAÇAO AO IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
08 / 2025
9786209007484
Portugués

Sinopsis

Os pacientes visitam as clínicas dentárias com expectativas moldadas por crenças, cultura e informaçoes online. Este estudo avaliou as expectativas, percepçoes e satisfaçao entre 330 pacientes de um hospital dentário terciário em Shimla, de agosto a outubro de 2023. Foi utilizado um questionário validado, com itens da escala de Likert adaptados de Babakus e Mangold (expetativa, perceçao) e Hawthorne et al. (satisfaçao). Os resultados revelaram expectativas e percepçoes gerais elevadas, especialmente em relaçao aos conhecimentos dos dentistas e ao asseio do pessoal. Foram observadas expectativas mais baixas para o tratamento sem dor, e a faturaçao recebeu uma perceçao menos favorável. Os pacientes ficaram mais satisfeitos quando se sentiram respeitados, mas menos quando se tratou do tempo despendido, das explicaçoes e das opçoes de tratamento. Os doentes do sexo feminino apresentaram pontuaçoes mais elevadas em todos os domínios, embora as diferenças de idade e género nao tenham sido estatisticamente significativas. Os resultados indicam uma boa satisfaçao global, mas sublinham a necessidade de melhorar a comunicaçao e a transparência para melhorar ainda mais a experiência do doente.