Portada

PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS CULTURAS DE PULSO IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
03 / 2025
9786208813253
Portugués

Sinopsis

Um inquérito intitulado 'Análise económica da produçao e comercializaçao das principais culturas de leguminosas na cintura de Kandi da divisao de Jammu'. Os dados primários sobre a área cultivada com as principais leguminosas, os custos, a produçao, os rendimentos e a informaçao sobre a comercializaçao das principais leguminosas foram recolhidos através de entrevistas aos agricultores e a diferentes intermediários em vários canais de comercializaçao, com a ajuda de um programa especialmente estruturado e pré-testado. O rácio custo/benefício (BCR) foi mais elevado no caso da cultura do feijao urdido, sendo de 1,38, seguido de 1,30 e 1,22 nas culturas do feijao moong e da grama, respetivamente. Na zona de estudo existem três tipos de canais de comercializaçao: (1) Produtor - comerciante da aldeia - grossista - retalhista - consumidor, (2) Produtor - grossista - retalhista - consumidor e (3) Produtor - consumidor. A quota do produtor na rupia do consumidor era mais baixa no caso do Canal I, seguida do Canal II, e era de 100% no caso do Canal III. Os agricultores da área de estudo enfrentaram vários problemas decorrentes de deficiências nos seus conhecimentos técnicos sobre o cultivo desta cultura, conforme expressaram. Uma parte do rendimento familiar provém da exploraçao destas culturas.