Portada

COMPLEMENTARIDADE ENTRE AS CAPACIDADES DE TI DO CLIENTE E DO IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
08 / 2025
9786202373296
Portugués

Sinopsis

Este estudo investiga os efeitos diretos e complementares das capacidades de Tecnologia da Informaçao (TI) do cliente e do fornecedor no sucesso da terceirizaçao de TI. Concretizando os conceitos de capacidades de TI do cliente e do fornecedor a partir da perspectiva baseada em recursos, enfatizamos a importância da complementaridade na terceirizaçao de TI. A hipótese era que a complementaridade entre as capacidades de TI do cliente e do fornecedor agrega valor ao sucesso da terceirizaçao, além dos seus efeitos individuais. Também se levantou a hipótese de que a taxa de aumento da complementaridade é maior quando os níveis de capacidade de TI de ambas as partes sao semelhantes do que quando os níveis sao diferentes. Os resultados indicam que as capacidades de TI do cliente e do fornecedor sao fatores significativos para o sucesso da terceirizaçao e que a complementaridade entre as capacidades de TI do cliente e do fornecedor influencia significativamente o sucesso da terceirizaçao. A taxa de aumento da complementaridade é maior quando os níveis de capacidade de TI de ambas as partes sao semelhantes do que quando diferem. Os resultados ajudam a aprofundar nossa compreensao da perspectiva bilateral do sucesso da terceirizaçao e apoiam os gestores na tomada de melhores decisoes de terceirizaçao na seleçao de clientes e fornecedores.