Portada

VOZES DO OPRIMIDO NO ENSINO SUPERIOR IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
01 / 2025
9786208574468
Portugués

Sinopsis

Este livro é publicado a partir da tese de doutoramento da autora, que revela a forma como os estudantes profissionais de Taiwan, enquanto grupo oprimido no âmbito do sistema de ensino superior, percepcionam, interpretam, adaptam ou resistem e lutam para alterar a estrutura social desigual. A investigaçao concluiu que o atual mecanismo de acompanhamento dificulta o desenvolvimento dos estudantes e perpetua as desigualdades nas estruturas educativas e sociais de Taiwan. Além disso, o ambiente escolar no âmbito do sistema de ensino profissional representa um mecanismo de seleçao incompleto orientado para os exames, implementa um sistema desigual de atribuiçao de recursos no ensino superior e reproduz o estatuto de opressao dos estudantes do ensino profissional desde a escola até ao trabalho. A maioria dos estudantes participantes indicou ter sofrido ou ter-se perdido no sistema educativo, que minou a sua autoestima, comprometeu os seus sonhos e foi mal colocado na universidade devido a uma ênfase generalizada na admissao, que se baseia nas notas dos exames de admissao e nao nos seus talentos e desejos. A investigaçao propoe um sistema educativo 'humanizado' que desperte a consciência crítica de cada estudante e da sociedade taiwanesa para lutar pela sua libertaçao.