Portada

ENSINAR A PARTIR DO PROBLEMA DE GESTAO DO DOENTE IBD

EDIÇOES NOSSO CONHECIMENTO
11 / 2024
9786208280444
Portugués

Sinopsis

Resumo Introduçao: O PMP é uma ferramenta de ensino desenvolvida? a partir de meados da década de 1960 nos Estados Unidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da aprendizagem baseada no PMP no ensino prático da nefrologia, bem como a perceçao dos alunos sobre o valor do PMP na aprendizagem e na avaliaçao. Métodos: Realizámos um estudo de avaliaçao prospetivo no departamento de nefrologia do hospital Mongi Slim la Marsa. Incluímos estudantes de medicina do DCEM2. Preparámos um PMP em formato eletrónico sobre a gestao da hipercaliemia ameaçadora em doentes em hemodiálise crónica. A sessao de ensino incluiu uma fase de briefing, seguida do pré-teste, da sessao de PMP efectuada individualmente, da fase de debriefing em grupo, do pós-teste e do questionário de satisfaçao.Resultados: Trinta estudantes participaram no estudo. No conjunto dos alunos, 83% obtiveram uma classificaçao média na avaliaçao do PMP. O PMP conduziu a uma melhoria significativa dos resultados dos testes de avaliaçao e, consequentemente, à aquisiçao de novos conhecimentos.