Portada

INTELIGêNCIA COMPETITIVA IBD

DIALéTICA
06 / 2022
9786525248561
Portugués

Sinopsis

A inteligência competitiva consolida-se como uma ferramenta de gestao estratégica e inovaçao, porém, independentemente do segmento, proporciona às organizaçoes uma dinâmica capaz de antecipar os movimentos do mercado e capitalizar oportunidades. Com base nesta abordagem, destaca-se que a presente pesquisa teve como objetivo investigar as atividades de inteligência competitiva que estao contribuindo para a eficácia da gestao estratégica de instituiçoes de ensino superior privadas, localizadas na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa composta por duas fases, uma qualitativa, e outra, predominantemente quantitativa. A metodologia que caracterizou a primeira fase foi o estudo exploratório e descritivo, para a segunda, utilizou-se o método de levantamento de dados, com corte transversal. As principais técnicas estatísticas utilizadas foram: Análise Descritiva, Correlaçao de Spearman e Análise de Clusters ou Conglomerados. Os resultados revelam uma necessidade e desejo por parte dos gestores entrevistados em promover informaçoes oportunas sobre assuntos estratégicos, agregando e buscando conhecimento, na procura por uma gestao estratégica voltada para a prospecçao, implantaçao e gestao de novos negócios na área de ensino. 10