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SIMULACROS DESTERRITORIALIZADOS IBD

DIALéTICA
08 / 2022
9786525237442
Portugués

Sinopsis

Esta pesquisa teve como objetivo problematizar a maneira como uma coletânea de material didático de língua inglesa (LI), integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se apropria do discurso sobre as novas tecnologias, de modo a entrever o imbricamento entre as representaçoes sobre aluno, professor, novas tecnologias e processo de ensino e aprendizagem de LI. O aporte teórico situa-se numa perspectiva denominada discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2010), balizada pelas teorias do discurso, com base em Foucault, pela desconstruçao derrideana, que problematiza o que parece evidente e natural, e pela psicanálise lacaniana, no que diz respeito ao sujeito do inconsciente, da falta e do desejo. Nessa junçao teórico-metodológica, os resultados da pesquisa decorrem da análise de um corpus constituído de sete coleçoes de livro didático de LI para o ensino médio. Os recortes discursivos significativos e representativos da apropriaçao do discurso sobre as novas tecnologias se constituem de imagens, atividades (orais ou escritas) e textos que abordam e demandam questoes sobre as tecnologias. Os resultados de análise, pautados pelas regularidades linguístico-discursivas, foram organizados em três eixos temáticos, que se completam, se entrelaçam e se imbricam mutuamente, decorrentes de efeitos de sentido. 10